Metal Gear Solid V: The Phantom Pain
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain
é um videojogo deacção-aventura furtiva actualmente em desenvolvimento pela Kojima Productions e produzido por Hideo Kojima, que também é diretor, escritor e designer do jogo. Será publicado pela Konami para PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One. O jogo também será o primeiro da série que utilizará o kit de produção caseiro da Kojima Productions, o Fox Engine.Dentro do arco da história da série, Metal Gear Solid V decorre depois e serve como continuação aos eventos ocorridos em Metal Gear Solid: Peace Walker,contendo igualmente o mesmo subtitulo: Tactical Espionage Operations.
O jogo segue a história do mercenário Venom Snake, à medida que se aventura em África e no Afeganistão durante a Guerra Soviética para procurar vingança sobre as pessoas que destruíram as suas forças durante os eventos de Ground Zeroes.
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain é composto por dois projectos que já tinham sido anunciados pelo estúdio Kojima Productions, disfarçado na forma de um engano complexo. O primeiro é Metal Gear Solid V: Ground Zeroes, revelado originalmente numa demonstração do motor FOX Engine durante o evento de comemoração do 25º aniversário da série Metal Gear em Agosto de 2012. O segundo é The Phantom Pain, mostrado num video nos prémios Spike TV Video Game Awards em Dezembro de 2012, e apresentado como um produto da empresa fictícia Moby Dick Studios, com o logótipo de Metal Gear Solid V virtualmente escurecido. A 27 de Março de 2013 foi revelado a verdadeira natureza de ambos os projectos durante a Game Developers Conference, onde Kojima anunciou que Ground Zeroes serve como prólogo para The Phantom Pain e ambos os títulos combinam num único trabalho, editados separadamente
Jogabilidade
Em The Phantom Pain, os jogadores têm o papel de Snake (também conhecido como o alias Big Boss) num ambiente em mundo aberto. As mecânicas são muito iguais a Metal Gear Solid V: Ground Zeroes, o que significa que os jogadores terão e se infiltrar em vários pontos pelo mundo do jogo, evitando guardas e tentando permanecer indetectáveis. Snake tem vários objectos ao dispor incluindo binóculos, mapas, pistolas, espingardas de assalto e explosivos. Os jogadores podem usar veículos para atravessar o mapa como carros e tanques (em adição a caminhar ou em cavalo) - como certos locais são montanhosos, o jogador pode optar por fazer escalada para criar atalhos. Também se pode chamar suporte de helicóptero para ajudar em combate ou para simplesmente obter informações sobre um determinado local. Snake também pode pedir ajuda a companheiros de IA - como Quiet, uma soldado especialista; e DD, um lobo treinado. As habilidades destes companheiros e a sua eficiência depende da interacção e da relação do jogador para com eles. A IA do inimigo foi melhorada no que toca a precaução de situação. Se os jogadores usam várias vezes uma arma ou uma táctica para imobilizar soldados, se o jogador repetir essa missão verá o numero de inimigos aumentado e com melhor equipamento; por exemplo, o uso frequente de tiros na cabeça terão os inimigos equipados com capacetes, tornando mais difícil apontar à cabeça.
Como em Metal Gear Solid: Peace Walker, The Phantom Pain terá uma característica de construção de bases que permite ao jogador produzir armas e vários itens a partir da base mãe virtual. A recruta de soldados inimigos e de prisioneirostambém regressa para este jogo, permitindo à Base Mãe crescer. O recrutamento de soldados que falem diferentes idiomas será crucial para os jogadores, "Não irás perceber os soldados a falarem uma língua estrangeira se não tiveres um interprete na Base Mãe que fale a sua língua, tal como também não serás capaz de interrogá-los", refere Hideo Kojima, director do jogo. O jogador também pode aceder à Base através do seu smartphone, ou de outros dispositivos da vida real. Ao contrário de Peace Walker em que os jogadores só podiam ver a Base Mãe a partir do céu, em Phantom Painpode-se controlar Snake e explorar o complexo a pé. O sistema terra-ar The Fulton, apresentado em Peace Walker é de novo usado para este jogo, em que os jogadores podem usá-lo para transportar soldados capturados e outros objectos para a Base. A base pode ser melhorada através de dinheiro encontrado pelo jogo, sobre a forma de diamantes ou de contentores de transporte.
Hideo Kojima revelou que o jogo terá um novo ciclo "dia/noite" que funciona em tempo real e que "dependendo de como você viaja de um nível para o outro, [o] tempo de viagem irá afectar a hora do dia quando você chegar ao seu destino". O ciclo anda mais rápido se Snake acender um e-cigarro; aparece um relógio Seiko no ecrã a mostrar o tempo. A passagem do tempo permite aos jogadores por exemplo analisar o movimento das forças inimigas da zona onde estão, tal como as mudanças nas patrulhas. Os efeitos climatéricos, como tempestades de areia e chuva, afectam a maneira de jogar e o ambiente. Também será dado ao jogador a hipótese de escolher a ordem dos eventos da história, ao seleccionar as missões na ordem que quiser, e mesmo assim "no fim conseguir compreender a mensagem dada".
Hideo Kojima falou sobre a natureza restritiva dos jogos Metal Gear antecedentes: "colocá-lo [o jogador] num único caminho para ir do ponto A ao ponto B, com alguma liberdade pelo meio". Em contraste, a equipa de Kojima irá oferecer ao jogador novas maneiras de infiltração e de transposição, com por exemplo, usar um avião, um helicóptero ou uma moto até chegar à zona da missão. Kojima quer com isso ter "uma verdadeira experiência em mundo aberto" com The Phantom Pain.
Em adição, os jogadores que jogaram Ground Zeroes podem importar os dados salvos para The Phantom Pain e com isso ganhar habilidades especiais.
Cenário
Depois dos eventos de Metal Gear Solid V: Ground Zeroes, Snake cai num coma, depois da destruição da Base Mãe, base de operações da MSF. Nove anos mais tarde, Snake finalmente acorda do seu coma e forma um novo grupo mercenário, os Diamond Dogs. Agora com o nome de código "Venom Snake", ele entra no Afeganistão durante a guerra Soviéticapara perseguir os homens responsáveis pela destruição dos MSF. Pelo caminho, familiariza-se de novo com o seu anterior rival Ocelot e encontra uma unidade de guerreiros que ficaram sem passado, presente e futuro. Enquanto Snake eKazuhira "Kaz" Miller inicialmente estão motivados para se vingarem, logo descobrem uma trama criada pela organização Cipher para desenvolver uma arma com um enorme potencial, superando até para mesmo o sistema Metal Gear.
Personagens
Em contraste com os capítulos antecedentes da série MGS, o estúdio Kojima Productions está a fazer o trabalho de vozes e de captura de movimentos primariamente em inglês, com actores e duplos de Hollywood. As vozes japonesas serão dobradas por cima do desempenho dos actores de lingua inglesa ao invés do contrário.
David Hayter, que desde o lançamento de Metal Gear Solid em 1998 dava a voz inglesa deSolid Snake (e mais tarde de Big Boss), não irá desempenhar esse papel em Metal Gear Solid V. Questionado pela GameTrailers sobre esta situação, Kojima respondeu que, "Será uma pessoa nova, não posso dizer quem ainda. Estamos a tentar recriar a série Metal Gear. É um novo tipo de jogo Metal Gear, e queremos que isto seja reflectido no actor que dá a voz." Em junho de 2013, numa conferencia pré-E3 da Konami, foi revelado que o actor Kiefer Sutherlandé quem dará a voz a Snake, bem como a captura de movimentos. Kiefer Sutherland assinou o papel depois de uma sugestão feita a Kojima pelo realizador e produtor de Hollywood, Avi Arad. A razão de Kojima para substituir Hayter tem a ver com "as expressões faciais e tom de voz, mais do que palavras" e porque também "precisava de alguém que genuinamente transmitisse as qualidades de voz e de face de um homem perto dos cinquentas". Akio Otsuka continua a dar a sua voz a Snake na versão japonesa.
Outros membros do elenco incluem Troy Baker como Ocelot, Jay Tavare como Code Talker,36 James Horan como Skull Face, Robin Atkin Downes como Kazuhira Miller e Christopher Randolph como Dr. Emmerich. A versão japonesa tem Tomokazu Sugita como Miller, Hideyuki Tanaka como Emmerich, Takaya Hashi como Skull Face, Satoshi Mikami como Ocelot, Osamu Saka (que já tinha interpretado Sergei Gurlukovich em Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty e The End emMetal Gear Solid 3: Snake Eater) como Code Talker, e Yūtarō Honjō como Eli. Stefanie Joosten, modelo holandesa, deu a sua aparência à heroína Quiet, uma atiradora furtiva muda com habilidades sobrenaturais que pode ajudar Snake nas missões, dependendo das escolhas do jogador.
Desenvolvimento
O jogo foi anunciado por Hideo Kojima na edição #65 da Official PlayStation Magazine (RU).41 42 Em novembro de 2011Hideo Kojima dirigiu-se aos fãs, através da sua conta no Twitter, afirmando que "para os fãs descansarem e esperarem pacientemente que a sequela de Metal Gear Solid virá no futuro."
Em fevereiro de 2012 foi relatado que a Kojima Productions estava a contratar pessoal especializado para a produção do jogo.
Em 30 de Fevereiro de 2012 numa entrevista dada à revista francesa IG, Hideo Kojima revelou que um novo Metal Gear Solid já estava em produção. Na mesma entrevista Kojima também referiu "Nós ainda não colocámos um ponto final em Solid Snake, apesar de eu ter querido deixá-lo morrer no final de Guns of the Patriots."
Como Ground Zeroes
Foi anunciado oficialmente em Tóquio, originalmente com o nome Metal Gear Solid: Ground Zeroes, durante um evento privado de celebração do 25º aniversário da série em 30 de Agosto de 2012. Durante o anuncio foi mostrado um video porHideo Kojima em que se podia ver Snake a rastejar, a esquivar-se das luzes dos holofotes, a matar guardas, a conduzir um jeep e a chamar um helicóptero para evasão. Ground Zeroes fez a sua primeira aparição pública dias depois durante a Penny Arcade Expo 2012. O diretor Hideo Kojima confirmou que Big Boss regressa como protagonista do jogo e que a história servirá como prólogo para um futuro jogo da série. É o primeiro jogo da série que utilizará o motor de jogo Fox Engine, produzido pela Kojima Productions.Em Janeiro de 2013, Kojima revelou que Ground Zeroes terá legendas emárabe, algo que a equipa já tinha planeado para jogos antecedentes. Em adição, também confirmou que a duração dascutscenes será reduzida porque acredita que os longos vídeos estão ultrapassados.
Em entrevista à VG247, Hideo Kojima expressou alguma preocupação sobre se Ground Zeroes será ou não editado. Afirmou que ele criará no jogo com "muitos tabus, muitos temas adultos, que são um pouco arriscados" continuando dizendo que "não tenho a certeza se consigo lançar o jogo". Acrescentou também que "como criador, quero correr esse risco. Como produtor, é o meu trabalho tentar vender o jogo. Mas no entanto estou a criar este projecto do ponto de vista do criador, em que dou prioridade à criatividade sobre as vendas."
Como The Phantom Pain
Durante os Spike Video Game Awards, em Dezembro de 2012, foi mostrado um video conhecido como The Phantom Pain, produzido pela Moby Dick Studio, uma produtora sueca. Alegadamente dirigido por Joakim Mogren, a missão do estúdio seria "entregar uma experiência de jogo descomprometida, excitante e tocante para toda a gente no mundo interiro." Depois da apresentação, começaram a aparecer várias especulações de que afinal The Phantom Pain era realmente um jogo Metal Gear; notando que o protagonista fazia lembrar Big Boss, gráficos parecidos com os feitos pelo motor Fox Engine e que o titulo "Metal Gear Solid V" poderia caber no espaço negativo e nos recortes do logótipo do jogo, quando usando a mesma fonte. Também foi visto que o nome "Joakim" era um anagrama de "Kojima", que a página da Internet do estúdio apenas foi registada duas semanas antes do anuncio e que várias pessoas usavam t-shirts da Moby Dick Studio, estavam sentadas numa área VIP destinada ao pessoal da Konami. Hideo Kojimabrincou ao dizer que estava impressionado com o video e que Morgen foi inspirado emMetal Gear.
Mogren apareceu numa entrevista a 14 de Março de 2013, num episódio da GameTrailers TV; afirmando que não podia revelar mais detalhes, confirmando que teria mais informações de The Phantom Pain durante a Game Developers Conference, mostrando também uma série de imagens num iPad ao anfitrião do programa, Geoff Keighley. No entanto, depois de Keighley apontar para o logótipo de Fox Engine nas imagens, Mogren ficou nervoso e o segmento parou abruptamente.
Produção actual
A 27 de Março de 2013 na Game Developers Conference, Hideo Kojima confirmou oficialmente que Ground Zeroes e The Phantom Pain eram o mesmo, e que o titulo final seria Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Subsequentemente foi mostrado um video e revelados alguns aspectos do motor Fox Engine. Também foi explicado que Ground Zeroes serve como prologo ao segmento principal Phantom Pain.
Apesar do video mostrado estar a correr num PC, o jogo irá ser editado para a actual geração de consolas. Kojima confirmou que os visuais vistos no video estavam muito perto da versão final. Também disse que gostava que Metal Gear Solid V fosse o seu ultimo jogo Metal Gear, observando que, ao contrário dos títulos anteriores, em que ele tinha anunciado que tinha anunciado o mesmo mas acabando por fazer títulos posteriores, Kojima gostaria de se reformar da série depois de Metal Gear Solid V. Embora o video tenha Snake a sofrer alucinações, sob a forma de uma baleia em chamas, Kojima deu a certeza de que vai haver um equilíbrio no realismo. Kojima revelou mais tarde que The Phantom Pain foi inicialmente apresentado como um jogo independente, de modo a avaliar a resposta do público e da indústria para o motor Fox Engine, porque sentiu que anunciando o jogo como parte de Metal Gear Solid V ofuscasse as reacções ao motor.
Em 10 de Junho de 2013 na E3 2013, foi mostrado um quarto video na conferencia de imprensa da Microsoft, demonstrando novas mecânicas assim como o elenco de personagens. A produção de uma versão para Xbox One também foi anunciada durante a conferencia. A 11 de Junho, a versão padrão do video mostrado ficou disponibilizado no canal oficial da Konami no YouTube, assim como uma versão do realizador para audiencias mais adultas. O video tabém confirmou a produção de uma versão para PlayStation 4 em adição à já anunciada versão para Xbox One. Em entrevista ao site GameTrailers, Hideo Kojima afirmou que Metal Gear Solid V poderá ser lançado para PC mas que tal "não é uma prioridade. Mas estamos a fazer e esperamos colocá-lo [no PC] também."
O video de Metal Gear Solid V mostrava o jogo a correr em hardware de PC, comparável a PlayStation 3 e Xbox 360. Os produtores querem melhorar as qualidades tecnicas das versões que serão lançadas para a próxima geração de consolas (PS4 e Xbox One). Metal Gear Solid V irá incluir o próximo capitulo de Metal Gear Online, agora produzido pelo novo estúdio da Kojima Productions em Los Angeles.
Em Março de 2014, em entrevista ao site IGN, Kojima mostrou-se preocupado que os "jogadores comecem a queixar-se" devido à longevidade do jogo, porque "The Phantom Pain sofre o risco das pessoas não serem capazes de terminarem a história, pois será mais de 200 vezes maior do que Ground Zeroes."
Em Junho de 2014 durante a E3 2014, foi mostrado um novo video durante a conferencia de imprensa da Sony, revelando mais detalhes do enredo. Foi acidentalmente colocado no canal do YouTube da Konami um dia antes. Juntamente com o video, a página oficial de Metal Gear Solid V foi actualizada com nova informação e imagens como por exemplo a evolução do desenho de Snake ao longo da série.